O Poder Feminino no Mercado de Trabalho

13/07/2019

Lugar de mulher é onde ela quiser.

Por: Tuane Balduíno

Consultora de RH e Especialista em Linguagem Corporal 

O lugar ocupado por mulheres no mercado de trabalho só confirma seu poder, força e desejo de ser reconhecida como aquela que é capaz de ir além."

Durante muito tempo a mulher ocupou um espaço pouco significativo, desde o início da civilização a mulher sofre com a discriminação em razão da forma com que a sociedade impõe o papel e o lugar feminino. Em tempos passados a sociedade compreendia que a mulher de nada mais servia a não ser para o lar, sua função era exclusivamente cuidar da família.

Conforme o passar dos anos a mulher vem marcando a sociedade com sua força e perseverança, a fim de conquistar territórios que estão além dos seus aconchegantes lares.

A caminhada até aqui não foi fácil, até porque não há mudanças sem perdas, choques e estranhamentos. Foram muitos obstáculos, mas quem começa uma mudança com perseverança não desiste no primeiro desafio.

Embora há dados e evidências de que nós mulheres ainda sofremos muito com a desigualdade de gênero a participação feminina no mercado de trabalho cresce e isso só ressalta a garra e o poder de resiliência que uma mulher é capaz de ter. Hoje, é inevitável não esbarrar com uma mulher, seja lá, em qual for a profissão. Há quem diga: "Elas querem dominar o mundo", pois eu penso: "Por que não?" (risos). Muitos ainda julgam a dupla jornada e é aí que mora o problema real da rejeição no mercado, esse tipo de preconceito ainda é o grande vilão feminino no âmbito do trabalho, porém nós mulheres somos capazes e já provamos que o "além" é o nosso lugar.

Leia Também Em tempos de estresse, viver em paz é luxo


Enalteço as muitas Marias e Joanas... que antes mesmo de sair de casa deixam sua família amparada para o início do dia, que despejam cada suor de seu rosto pensando primeiro no próximo do que nelas mesmas. E é esse poder que vem fermentando o mercado de trabalho, a força feminina unificada com a delicadeza, com a empatia, em meio a pequenos detalhes é notório e progressivo o aumento da qualidade nos serviços e tarefas executadas por uma mulher.

Falar de igualdade não se limita somente ao modelo econômico, o "bater na mesma tecla" fala sobre respeito e contribuição de forma mútua para o benefício único e exclusivo da organização. É egoísta demais não promover uma mulher por ela ser mãe ou por ela ser "mais sensível", é não pensar em uma organização saudável, é por limite no crescimento da empresa, é matar uma profissional a troco de nada mais e nada menos que pura vaidade. 

Pode parecer absurdo, mas isso ainda acontece. Apesar dos números ainda não serem favoráveis, as portas não estão totalmente fechadas, o nosso diferencial está justamente aí, no desafiar os números e estatísticas. A nossa vontade de se mostrar é tanta, que ultrapassamos as dificuldades com classe e elegância.

Ainda temos um longo caminho a seguir e lutaremos sempre por alternativas de melhorias e cobraremos investimentos e políticas públicas que priorizem nós mulheres, pois podemos ser mãe, esposa e excelentes profissionais sem deixar falta em qualquer que seja o nosso papel.

Iremos sempre lutar para desconstruir o preconceito a fim de transformar o mercado de trabalho para que as oportunidade sejam iguais. 

Até porque quem sobreviveria sem nós mulheres? Só nós temos o sexto sentido. (risos)

Beijo Beijo 

Fontes das Imagens: própria do site Webnode

Leia Também

 

Cultura de feedback na empresa é um ambiente onde há uma prática contínua de dar e receber feedbacks entre os colaboradores e líderes.

O que é Endomarketing? Qual seu significado para as empresas? Acompanhe nosso conteúdo para saber mais sobre assunto.

Atrair e reter talentos não é tarefa fácil, diante de tanta competição por bons profissionais e da necessidade de alinhamento de cultura entre candidatos e contratante. Para atender essa demanda, algumas consultorias de RH são especializadas em recrutamento e seleção de talentos.

O salário mínimo passa por reajuste todos os anos, nele o mais importante não é o valor em dinheiro visto de maneira isolada, mas o poder de compra que ele pode proporcionar aos cidadãos. Para ficar mais fácil de entender essa questão, basta lembrarmos que há algum tempo comprávamos determinados itens com uma quantia em dinheiro, hoje com o mesmo...

MEI significa Microeemprendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo. Quando você se cadastra como um, você passa a ter CNPJ, ou seja, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica. Confira abaixo tudo o que você precisa...

© 2017-2022 Luparella Consultoria RHTodos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora