Por que é tão importante desenvolver a inteligência emocional?

23/04/2020

Nos dias atuais, as organizações têm buscado avaliar as Soft Skills, que são as competências e habilidades inerentes ao ser humano.

Por Eloar Belarmino - Consultora de Carreira

Uma das competências mais procuradas pelas empresas é a Inteligência Emocional

E é sobre ela que vamos falar aqui hoje.

De acordo com Daniel Goleman (2007), podemos definir uma pessoa inteligente emocionalmente quando ela compreende os cinco principais princípios:

  • Conhecer as próprias emoções, pois ela auxilia na imposição de limites e no poder de decisão em momentos cruciais;
  • Saber lidar com as emoções, pois é um dos principais requisitos para desenvolver as habilidades exigidas para usufruir dos benefícios da inteligência emocional;
  • Motivar-se, que é o que mantém a pessoa ávida pela realização de seus sonhos e objetivos;
  • Reconhecer emoções nos outros, pois a empatia é um sentimento importante ao bom convívio pessoal, social e profissional; 
  • Saber lidar com relacionamentos, onde ter boas relações interpessoais é uma habilidade social fundamental para o convívio.

Saber lidar com as emoções e controlar os sentimentos mediante situações conflitantes é fundamental. Manter o domínio das suas emoções é de extrema importância para a boa convivência com os outros, além de tornar o espaço de convívio muito mais saudável e tranquilo.

Assim, a inteligência emocional é necessária em diversas áreas da vida. Tanto nos âmbitos pessoal, familiar e profissional, quem possui essa habilidade consegue se sobressair bem melhor em qualquer situação. Empresas cada vez mais, tem valorizado e investido muito na contratação de profissionais que têm a inteligência emocional bem desenvolvida. 

Busque o autoconhecimento, crie hábitos, desenvolva essa SKILL e você verá uma grande transformação na sua vida profissional e principalmente na sua vida pessoal. 

Comece buscando conhecer as suas forças e fraquezas, pois um grande fator de demonstração de sabedoria é ser honesto consigo mesmo e ter a plena consciência sobre quem você é. Conhecer seus limites, saber seus talentos e dificuldades e, principalmente, ter humildade para aceitar as fraquezas são sinais de inteligência emocional.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo e que ele tenha agregado valor à você.

Assista esse vídeo onde eu falo um pouco mais sobre esse assunto. 

Se inscreva no canal e ative o sininho para receber a notificação de novos vídeos que vão agregar no desenvolvimento da sua carreira profissional.

Grande abraço,

Eloar Belarmino 


Veja as últimas novidades do Blog da Lupa

Cultura de feedback na empresa é um ambiente onde há uma prática contínua de dar e receber feedbacks entre os colaboradores e líderes.

O que é Endomarketing? Qual seu significado para as empresas? Acompanhe nosso conteúdo para saber mais sobre assunto.

© 2017-2022 Luparella Consultoria RHTodos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora