Competências, afinal, você sabe identificar as suas?

31/08/2019

"Conhece-te a ti mesmo" Socrátes

Por: Michele Luparelli

Consultora de RH e Especialista em Currículos

Na busca incessante pela recolocação no mercado de trabalho, o profissional mergulha em um mar de reflexões e autoconhecimento na tentativa de identificar quais são suas melhores competências, seus pontos fortes e seus pontos de melhoria. Afinal, em cada processo seletivo que o candidato é submetido, ele se depara com perguntas que o faz se autoavaliar em busca de uma resposta assertiva e positiva. Mas nem sempre funciona dessa forma, muitos candidatos simplesmente não consegue responder essa pergunta com precisão e da forma com que o recrutador gostaria de ouvir. Fato é, que essa falta de autoconhecimento é o grande vilão durante um processo seletivo.

O profissional que se encontra disponível para o mercado de trabalho, precisa se antever a situações como essa, aplicando o autoconhecimento em sua vida, pois favorece não só seu comportamento profissional, como o seu comportamento pessoal.

Tendo consciência dos seus hábitos e pensamentos, é possível identificá-los como bons ou ruins e trabalhar aqueles que são negativos controlando sua frequência e estimulando o que é positivo. Uma pessoa com mais entendimento sobre o seu eu interior, poderá usar isso para se desenvolver e evoluir.

O autoconhecimento faz com que o indivíduo tenha uma vida muito mais equilibrada e, consequentemente, com que ele seja cada vez mais bem sucedido, principalmente profissionalmente, facilitando seu desenvolvimento de carreira e evitando ficar tanto tempo fora do ambiente corporativo.

Mas afinal, como conseguir falar de si, sem os "brancos"?

Dica simples para iniciar seu processo de autoconhecimento: Pegue uma folha de papel e anote (com muita sinceridade), seus defeitos e suas qualidades, escreva o que você gosta de fazer e o que não gosta, avalie seu relacionamento interpessoal com familiares e amigos, descreva o que as pessoas observam em você, sabe aquelas pessoas distintas que percebem algo semelhante no seu comportamento? Tipo: "Nossa você é tímido", "Você é muito engraçado", "Você fala muito", "Você é esperto", então, pegue todos esses elogios e críticas que você mais ouve e mensure a quantidade de pessoas que já te disseram isso e com que frequência, avalie se realmente você é dessa forma. Se você conseguir se conectar e encontrar suas maiores competências, habilidades e atitudes, você terá mais clareza em sua mente, conseguirá agir de forma mais natural e racional, evitando "brancos" e ficará mais confiante para falar de si mesmo.

Listei algumas competências profissionais, que são as mais buscadas pelas organizações para agregar o ambiente corporativo.

  1. Flexibilidade: Atitude para lidar com os imprevistos e contornar os momentos de crise.
  2. Iniciativa: Agir com velocidade e inovação, de forma colaborativa ao que estiver ao seu alcance, sem que alguém tenha que lhe pedir para fazer.
  3. Competitividade: Ter metas claras, não contentar-se em chegar ao objetivo comum.
  4. Empatia: Ter sensibilidade para lidar com todas as pessoas de forma justa. 
  5. Liderança: Capacidade natural dos outros seguirem a você.
  6. Persuasão: Influenciar e persuadir os demais para alcançar os objetivos propostos.
  7. Trabalho em Equipe: Se sentir bem em estar colaborando com todas as pessoas, saber ouvir opiniões divergentes.
  8. Planejamento: Se antever aos fatos, estar pronto para imprevistos, mensurar etapas, recursos e tempo.
  9. Organização: Ser organizado no ambiente de trabalho e com compromissos.
  10. Comunicação: Saber se comunicar com clareza e ter organização de idéias.


E aí, já está pronto para começar a desenvolver o seu autoconhecimento?

Ah... você sabia que falar de você se olhando no espelho, ajuda na auto reflexão e aumenta a confiança? Mas, esse é um assunto para um novo conteúdo. (risos)

Beijos da Lupa e Boa Sorte!!

Leia Também

 

Cultura de feedback na empresa é um ambiente onde há uma prática contínua de dar e receber feedbacks entre os colaboradores e líderes.

O que é Endomarketing? Qual seu significado para as empresas? Acompanhe nosso conteúdo para saber mais sobre assunto.

Atrair e reter talentos não é tarefa fácil, diante de tanta competição por bons profissionais e da necessidade de alinhamento de cultura entre candidatos e contratante. Para atender essa demanda, algumas consultorias de RH são especializadas em recrutamento e seleção de talentos.

O salário mínimo passa por reajuste todos os anos, nele o mais importante não é o valor em dinheiro visto de maneira isolada, mas o poder de compra que ele pode proporcionar aos cidadãos. Para ficar mais fácil de entender essa questão, basta lembrarmos que há algum tempo comprávamos determinados itens com uma quantia em dinheiro, hoje com o mesmo...

© 2017-2022 Luparella Consultoria RHTodos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora