Carta de Apresentação

27/12/2019

Uma forma de chamar atenção! Aprenda 7 excelente dicas de como criar a sua de maneira assertiva.

Por Michele Luparelli - Consultora de Recursos Humanos e Especialista em Currículos

Tão importante quanto ter um currículo bem redigido é ter uma boa carta de apresentação, e é essa a dúvida de muitos candidatos que estão à procura de uma vaga de emprego. Essa é a oportunidade de você ressaltar as suas competências e, principalmente, se colocar à disposição da empresa. Com isso, você aumenta significativamente as suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego. A carta de apresentação deve ser enviada junto ao currículo, de preferência no corpo do e-mail e deve ser breve.

Mas você pode estar se perguntando: como fazer uma carta de apresentação que realmente aumente as minhas chances de ser notado? Fique zen, não é um bicho de 7 cabeças, é mais fácil do que você imagina, e, para ajudar você, separei sete dicas de como fazer uma boa carta de apresentação. Vamos lá!

Leia também > 7 Dicas de sucesso para quem quer um emprego

Por que você precisa de uma carta de apresentação?

A carta de apresentação é uma forma de você iniciar uma comunicação com o recrutador. Ela é mais pessoal e te permite ir além das informações básicas do seu currículo, como formação e experiência anteriores.

Com a carta, é possível você enfatizar o seu conhecimento e experiência em um determinado sistema, por exemplo. Até mesmo, dizer o quão importante é a vaga e como você pode colaborar para o desenvolvimento da empresa com o seu trabalho.

Precisando de ajuda? Não deixe de conhecer nossos serviços de > Assessoria de Currículo

Como fazer uma carta de apresentação?

Agora que você já sabe, o poder que a carta de apresentação tem e como ela pode te ajudar a se destacar, acompanhe essas 7 dicas de como fazer uma boa carta de apresentação.

1. Inicie se dirigindo a uma pessoa

Para deixar a comunicação mais direta e pessoal, sempre coloque o nome da pessoa para quem você está enviando a carta e o seu currículo. Se você não souber, não tem problema: inicie o texto com "Prezado(a) recrutador(a)" ou "Prezados Senhores".

2. Mencione onde captou essa vaga e reforce o nome do cargo

Lembre-se de colocar o cargo disponível e onde você viu aquela oportunidade. Isso mostra que você sabe para qual vaga está se candidatando, e se quiser, escreva o nome da empresa. (confira o nome correto, não dê bobeira)

3. Ressalte suas habilidades, experiências pontuais e competências

Esse é o momento perfeito para chamar a atenção do recrutador, e você deve absorver o máximo das exigências do perfil da vaga e aproveitar o contexto para falar dos seus conhecimentos específicos e evidenciar que você é um candidato em potencial para assumir esse desafio. Na carta é possível colocar características profissionais e pessoais, desde que façam sentido com o que o recrutador está buscando. Venda-se!

4. Fique atento ao tamanho do texto

Procure sintetizar as suas ideias, ofereça um conteúdo consistente, objetivo e focado naquela oportunidade. A carta de apresentação não deve ter mais de quatro ou cinco parágrafos. Seja breve!

5. Evite lamúrias

Não jogue a sua oportunidade fora falando mal das empresa anteriores ou reclamando da sua situação atual. Seja positivo!

6. Atenção a gramática

Essa é a sua chance de causar uma boa impressão, não a desperdice. Lembra do ditado: A primeira impressão é a que fica? Exatamente, na carta de apresentação, você já está sendo avaliado. Portanto, tenha atenção redobrada ao seu texto e para não errar, aposte no tom formal.

7. Revise o seu texto

Jamais envie um e-mail sem revisar o texto, conferir se o currículo está bem formatado e se o anexo foi inserido corretamente. Antes de enviar, relei-a várias vezes para evitar erros gramaticais. Na dúvida, peça alguém para ler pra você, afinal, dois pares de olhos, vale mais do que um. (risos)

Lembre-se de inserir a sua assinatura, acompanhado do seu telefone (enfatizando o seu contato, é claro) e o link do seu perfil do LinkedIn (facilite a vida do recrutador em chamar você).

Dica extra: Não esqueça de colocar no assunto "O NOME DA VAGA" ou o que o recrutador pedir lá no Job Description.

Quais erros evitar?

Agora que você já aprendeu como criar a sua carta de apresentação, leia essas dicas do que não fazer. (peloamor) (risos)

Ø Evite usar termos técnicos muito específicos, foque no perfil da vaga.

Ø Evite uma carta muito longa ou muito curta, não precisa contar toda a sua história de vida, mas também não economize nas palavras.

Ø Não envie a mesma carta para várias empresas, pois como foi citado aqui, a carta tem aquele toque pessoal e diretivo para aquela oportunidade. Você pode aproveitar o contexto, mas nada de Ctrl+C, Ctrl+V.

Ø Não é necessário inserir dados como RG, CPF, PIS/PASEP e outras informações pessoais na carta de apresentação. Fuja de vagas que pedem isso. Atenção!

Agora que você já leu as dicas, do que fazer e o que não fazer, veja um modelo pronto para você se inspirar.

--------------

Prezado Recrutador Sr. X de Y,

Com grande interesse na oportunidade de Gerente de Recursos Humanos, ofertada no LinkedIn, encaminho o meu currículo em anexo e no corpo do e-mail.

Formado em Administração, atuo há seis anos na área de recursos humanos. Atualmente busco nova colocação no mesmo setor, com o qual me identifico imensamente como profissional. Durante minha trajetória, tive oportunidade de gerenciar recursos e liderar equipe, além de ter implantado políticas de melhoria nas condições de trabalho. 

Durante dois anos na Empresa X, uma de minhas responsabilidades era selecionar novos participantes e apoiar seu desenvolvimento profissional. Para isso, organizava rodadas de feedbacks frequentes e grupos de estudos com especialistas sobre diversos temas, de negócios a psicologia, onde desenvolvi habilidades de liderança e trabalho em grupo. Em um segundo momento da carreira, atuando na Empresa Y, pude gerenciar os recursos do setor e fomentar melhorias nas condições de trabalho de todo o time nas reuniões de liderança. Por conta disso, considero que desenvolvi capacidade de organização, gerenciamento do tempo e pensamento analítico.

(OPCIONAL) A oportunidade me entusiasma tanto pela tradição da empresa X quanto pela clara vontade de inovar que está presente ao longo de sua história, que mostra que novas ideias e abordagens são bem-vindas. Atraio-me ainda mais pela chance porque tenho vontade de expandir minhas experiências com a possibilidade de desenvolver e ajudar jovens talentos, além de exercer as funções da área com as quais estou familiarizado. (Ideal para candidaturas em empresas de renome que oferecem planos de carreira e que você possua algum tipo de conhecimento sobre empresa)

Coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei fornecer mais informações sobre minha experiência profissional.

Cordialmente,

José das Couves

(21) 9999-9999

linkedin.com/in/josedascouves

-------------------------

Precisando de mais ajuda? Assista esse Workshop Sobre Carta de Apresentação:

Espero que tenha gostado das dicas de como preparar a sua carta de apresentação e chamar a atenção do recrutador para você. 

Tem alguma dúvida? Deixa nos comentários.

Beijos da Lupa

Leia Também

 

Cultura de feedback na empresa é um ambiente onde há uma prática contínua de dar e receber feedbacks entre os colaboradores e líderes.

O que é Endomarketing? Qual seu significado para as empresas? Acompanhe nosso conteúdo para saber mais sobre assunto.

Atrair e reter talentos não é tarefa fácil, diante de tanta competição por bons profissionais e da necessidade de alinhamento de cultura entre candidatos e contratante. Para atender essa demanda, algumas consultorias de RH são especializadas em recrutamento e seleção de talentos.

O salário mínimo passa por reajuste todos os anos, nele o mais importante não é o valor em dinheiro visto de maneira isolada, mas o poder de compra que ele pode proporcionar aos cidadãos. Para ficar mais fácil de entender essa questão, basta lembrarmos que há algum tempo comprávamos determinados itens com uma quantia em dinheiro, hoje com o mesmo...

© 2017-2022 Luparella Consultoria RHTodos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora