O terrível dilema de escolha da carreira

03/02/2019

Cursar ou não cursar, eis a questão?! Chegou a grande fase de escolher sua carreira profissional e agora o que fazer?


Por: Tuane Balduino

Graduanda em Psicologia 

Quando somos crianças a pergunta "O que você quer ser quando crescer?" É uma das mais fáceis de responder, quem nunca quis ser um astronauta, uma cantora famosa, um cientista? Só que chega uma fase da vida que essa pergunta deixa de ser brincadeira de criança e passa a ser realidade

E agora o que fazer?

Além de toda formação de personalidade, o finalzinho da adolescência trás aquela responsabilidade de escolha de carreira. E essa é a primeira grande escolha que um jovem adulto deve fazer, por mais que você tenha todo apoio familiar, amigos companheiros só você pode escolher o que quer do seu futuro.

Muitos jovens ainda não sabem o que fazer, qual graduação cursar, que faculdade escolher. E além de toda essa pressão pessoal que existe a pressão social parece ser a pior. É certo, onde tem um jovem próximo de terminar o ensino médio ou que já concluiu, vai ter alguém para perguntar: "e aí vai prestar vestibular para qual área?". Relaxa, jovem! Essa pergunta é comum e todos nós sobrevivemos a ela.

Hoje em dia o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e estar bem preparado faz toda a diferença. Por isso comece a pensar desde já no seu sonho de vida, quando você souber aonde quer chegar, você vai conseguir encaixar todos os caminhos que te levam até ele.

Todo mundo sabe que estudar não tá fácil, temos faculdades privadas caríssimas e as instituições públicas muito concorridas. Mas assim é a vida, cheia de longos caminhos com desafios em cima de desafios, por isso você não pode perder tempo e deve pensar em se preparar desde já.

O tempo de preparo é um tempo de renúncia, se você quer viver o seu sonho de vida, você terá que abrir mão de algumas coisas hoje para amanhã desfrutar de tudo que plantou. 

Abaixo segue 5 dicas importantes para te ajudar a vencer o terrível dilema de escolher a sua carreira.

  • Faça testes vocacionais: os testes vocacionais são gratuitos e online. Muitos jovens acabam trancando a faculdade por escolher uma graduação que não tem nada a ver com aquilo que ele deseja fazer. Não escolha uma graduação só porque os seus pais são excelentes profissionais na área, porque seu amigo escolheu ou porque tá na moda. Você precisa saber em que tem aptidão para assim fazer uma boa escolha.
  • Pesquise sobre as profissões: com a facilidade da internet você consegue ter informações sobre tudo é todos. Use a ferramenta para se conectar com profissionais da área escolhida, pesquise sobre a grade curricular, sobre o mercado de trabalho, salário e escala e horário. Assista vídeo aula sobre alguma matéria, isso vai te ajudar a entender o universo além da teoria.
  • Plano de estudo: ter foco é primordial. Trace um plano de estudo e o siga. Separe um cantinho tranquilo na sua casa e estude. O legal é que hoje em dia provas são disponibilizadas de vestibulares e concursos anterior, com isso você pode ter uma base do que estudar e por onde começar.
  • Pesquise instituições de ensino: toda instituição regulamentada é avaliada pelo MEC, as provas do Enade avaliam o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação e a partir desse resultado é avaliado o desempenho do curso. A maior nota de avaliação é 5. Então se você está em busca de uma instituição pesquise se o curso escolhido por você teve um bom desempenho nos últimos anos na instituição escolhida.
  • Escolha fazer aquilo que você gosta: de nada adianta você escolher ter uma carreira só para ter dinheiro ou para agradar alguém. A melhor coisa na vida é poder trabalhar com satisfação e tendo a certeza que você não se encaixaria em mais nada além daquilo que faz. Trabalhar por dinheiro cansa e com o tempo fica enfadonho. Trabalhar por amor faz afirmar sua existência e tudo que vier depois disso é lucro.

              Leia também: o que você diz, quando não está dizendo nada.

"Não se desespere ou desista diante das dificuldades, você cresceu e tomar decisões importantes faz parte da vida adulta. Tenha calma ao escolher, mas não deixe o tempo passar. Comece a se preparar agora que está com os pensamentos voltado a para isso. Acredite em você e siga os seus sonhos." 

Beijos da Lupa 

© 2017-2022 Luparella Consultoria RHTodos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora